Geral

24 de Janeiro de 2022 às 19:43:33h

Meio Ambiente realiza plantio para formação de área verde no Nossa Senhora de Aparecida

A equipe de plantio de mudas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop realiza a formação de área verde no Residencial Nossa Senhora de Aparecida. A expectativa é plantar 225 mudas das espécies Ipê e Ingá do mato. Os trabalhos iniciaram na sexta-feira (21) e deverá encerrar na tarde de hoje (24).

Para que as mudas pudessem ser plantadas, remoção de entulhos foi realizada na área. O plantio faz parte do cronograma lançado ainda no ano passado para o período de chuvas. A intenção é plantar várias mudas de árvores nativas e frutíferas, até o final da chuvarada, em pelo menos 19 pontos da cidade.

A secretária da pasta, Ivete Mallmann, destaca que os benefícios de ter áreas verdes na cidade, são inúmeros. “Com o plantio de árvores nós conseguimos reduzir a temperatura no ambiente urbano, bem como proporcionar melhor qualidade do ar, o que consequentemente melhora a saúde de quem vive nos arredores. Sinop é uma cidade muito quente e que enfrente todos os anos um período longo de seca. Com o aval do prefeito Roberto Dorner, queremos transformá-la em uma cidade mais arborizada, mais verde”, comentou.

Ivete ressalta que as escolhas das espécies para as áreas de plantio são feitas de acordo com as condições do local, sempre observando as características de cada espécie e o espaço disponível para ela. “Dentro das áreas abertas, como parques, praças e outros, nós fazemos o plantio de árvores nativas com estaturas grandes. Nos canteiros centrais e calçadas, escolhemos também árvores nativas, porém, de baixa e média estatura, para não implicar em algum acidente com a rede de iluminação pública”, explicou.

A próxima região a ser beneficiada com o plantio será a dos vilas. A expectativa é que ainda esta semana os trabalhos iniciem por lá.

Fonte: Da Assessoria