Política

21 de Novembro de 2021 às 21:27:31h

Governador articula ações com secretário nacional no Paiaguás

O governador Mauro Mendes e o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto, reuniram-se na tarde de sexta-feira (19) para discutir os avanços da política de promoção da igualdade racial em Mato Grosso. A reunião foi no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, na véspera do Dia da Consciência Negra.

"Agradeço a recepção do governador e toda sua equipe. Ficamos muito felizes ao sentir do Governo do Estado essa disposição em dialogar e trabalhar em busca da igualdade racial. É importante pararmos para refletir sobre a nossa história. Em um carro dirigimos olhando pelo parabrisas, mas é necessário olhar também nos retrovisores. Assim, para que possamos trabalhar por uma sociedade mais justa e igualitária, temos que considerar o contexto em que essa história foi forjada", afirmou o secretário.

O secretário destacou os avanços do país no contexto da luta contra a desigualdade racial.

"A própria Constituicão da República estabelece marcos importantes para a promoção da Igualdade Racial. A nossa Carta Magna, em seu artigo 3, estampa como objetivo da República que o Estado deverá promover o bem de todos, sem distinções de raça ou cor, estabelecendo a igualdade de oportunidades como um alicerce para a construção dessa sociedade que queremos", declarou.

De acordo com Mauro Mendes, o Estado é sensível a essa luta e tem dialogado com a Secretaria Nacional no sentido de construir ações efetivas contra a desigualdade racial, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania.

"A discriminação e a desigualdade racial ainda persistem, mas há um movimento amplo da sociedade para que essa realidade cada vez mais fique para trás. E para isso precisamos criar e fortalecer políticas públicas em todas as esferas de poder", destacou.

Também participaram do encontro os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rosamaria Carvalho (Assistência Social e Cidadania); o presidente do Conselho Estadual da Igualdade Racial, Carlos Alberto Caetano; e outras lideranças regionais do movimento.

Fonte: Hiper Noticias