Geral

14 de Janeiro de 2022 às 09:18:24h

Programa destina R$ 1,4 milhão para cirurgias eletivas em Sinop

Uma boa notícia para a população sinopense. Pouco mais de R$ 1,4 milhão foi disponibilizado, por meio do programa Mais MT Cirurgias, para atender pacientes que aguardam na fila de espera da regulação por algum tipo procedimento cirúrgico eletivo. “Esse recurso é destinado a atender a fila de espera formada entre os anos de 2015 a 2020, independente do procedimento”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.  Do total, 70% é proveniente do Governo do Estado e, o restante, contrapartida do município.

O valor já está liberado para uso. Com isto, a equipe da Central Municipal de Regulação iniciou o contato com os munícipes que compõe a fila de espera. “O processo já começou. A Regulação está entrando em contato com os pacientes que foram contemplados por esse projeto e, a partir de segunda-feira, já começam a ser realizados alguns desses procedimentos”, destacou a coordenadora da regulação municipal, Elivanda Abreu.

Elivanda lembra que o programa não contempla novas solicitações. “Esse programa segue uma lista enviada pela Regulação Estadual. Nós temos que seguir 100% a ordem que está no SISREG [Sistema Nacional de Regulação]. O paciente tem que estar regulado no sistema e estar com o número de telefone atualizado [no Cartão SUS]”, detalhou. Aproximadamente 3 mil pessoas devem ser beneficiadas em Sinop.

O Programa Mais MT Cirurgias é do Governo Estadual e tem como objetivo reduzir a fila por procedimentos eletivos no Estado.  Caso algum paciente que, entre 2015 a 2020, tenha regulado pedido para algum procedimento eletivo e, neste tempo, tenha alterado os números de contato, a recomendação é procurar alguma unidade básica de saúde para fazer a atualização de dados do Cartão SUS.

Fonte: Da Assessoria