Geral

27 de Novembro de 2021 às 09:37:11h

‘Liga de robôs’ será a atração do Shopping Sinop neste final de semana

Quem estiver passeando pelo Shopping Sinop neste sábado (27), poderá assistir uma batalha de robôs. A competição que começa às 10h reúne os projetos de robótica desenvolvidos por 70 alunos do Colégio Regina Pacis – uma escola particular de Sinop.

A garotada envolvida no projeto tem de 6 a 17 anos. O grupo é responsável pela criação dos robôs: Trator Autônomo, Pulverizador e a Patrola Carteira.

A esse projeto de feira de ciências “tunado” é desenvolvido pela professora de física e doutora em Robótica Educacional, Ana Paula Giacomassi Luciano. “A nossa Liga de Robôs foi criada para que os alunos possam apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas áreas de tecnologia, fomentem a criatividade e a relação que existe em uma equipe”, explicou a doutora.

 “Podemos ser precursores de novas tecnologias e apresentar essas possibilidades para o mercado, ao mesmo tempo em que cumprimos com as funções educacionais”, completou.

Os alunos participantes da competição precisam controlar tudo, desde a lógica da programação até a construção eletrônica. “Eles aprendem a soldar, montar componentes eletrônicos e até mesmo a parte criativa da confecção desse robô. As habilidades todas estão voltadas ao movimento STEM que contempla a ciência, tecnologia, matemática e as artes”, explicou a doutora.

Toda a estrutura, tanto a confeccionada de forma manual, quanto a impressa em 3D são de materiais recicláveis ou sustentáveis.

Fonte: GC Notícias