Geral

22 de Novembro de 2021 às 14:30:49h

Aeroporto de Sinop é o segundo com maior movimento de passageiros em Mato Grosso

Dados divulgado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC), mostram que o Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo, situado em Sinop, é o segundo com maior movimento de passageiros no estado de Mato Grosso em 2021. As estatísticas compiladas e divulgadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico apontam que de janeiro a setembro de 2021 foram 113.293 embarques e desembarques, o que representa um aumento de 36% comparando com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 83.301 operações.

Somente no mês de setembro desse ano, o aeroporto da cidade registrou 19.421 embarques e desembarques. No mesmo mês em 2020 o movimento no aeroporto foi de 10.416, um aumento de 86,45%. Da região norte de Mato Grosso, o aeroporto de Sinop é o maior em atividade.

A ANAC aponta que o terminal aeroviário de Sinop é o quinto com maior movimento dentro da região Centro-Oeste, ficando atrás dos aeroportos de Brasília (DF), Várzea Grande/Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).

Dentro de Mato Grosso, o Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, mas que pertence à capital Cuiabá, é o maior do estado e concentra inúmeras companhias aéreas. Por ser um aeroporto internacional sua movimentação é a segunda maior do Centro-Oeste. Os embarques e desembarques no terminal em setembro, foi de 196.081.

Somente no mês de setembro, todo o estado de Mato Grosso registrou 225.190 movimentações. Desses, Marechal Rondon é responsável pela maior fatia, ficando com 87% das operações. Sinop aparece logo em seguida com 8,62%. Todos os demais aeroportos em atividade no estado, somam 4,31%.

Empresas de companhias nacionais se instalam em Sinop

Devido ao crescimento exponencial, na movimentação do aeroporto da cidade, grandes empresas no ramo da aviação instalam filiais no município. Na sexta-feira (18) a primeira agência, no estado de Mato Grosso, da Azul Viagens e, a 38ª do país, inaugurou em Sinop. O valor inicial do investimento é de R$ 250 mil.

Para a sócia proprietária da agência, Karina Turatti, o setor será fomentado ainda mais e contribuirá com o desenvolvimento e economia de Sinop e região. “A chegada da agência a Sinop é um marco para a história. Pensando no crescimento e desenvolvimento do nosso município e região, a agência estará com loja física para a conveniência de todos os clientes, fomentando a nossa economia local e regional, seja a trabalho, a passeio e principalmente na realização de sonhos”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Klayton Gonçalves, fala que a escolha de Sinop para instalação da sua primeira agência no estado é gratificando e mostra que nossa cidade tem potencial para avançar ainda mais. “Ficamos felizes com uma empresa desse porte entender e colocar em Sinop a sua primeira franquia no estado de MT, sabendo que existem cidades maiores, e, além disso, trazer competitividade para o setor. No nosso município temos muitas agências, valorizamos todas elas e a importância de cada uma para Sinop”, frisa.

Gonçalves ressalta que o aumento de agências é um ponto positivo devido à competitividade do setor. “Formas negociáveis de viagens para nós é vantagem. Sabemos que temos muitas agências aqui e valorizamos a todas elas, mas é importante saber que temos uma agência específica da bandeira. Isso mostra o porquê Sinop tem o quinto aeroporto mais movimentando do Centro-Oeste. Isso mostra cada vez mais que Sinop é tudo isso que nós falamos e muito mais”, destaca.

Ele lembra ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está sempre destacando a movimentação do Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo. “A gente vem apontando para isso a gente vem trabalhando dando assessoria para os empresários. Para a economia é excelente, também para os consumidores e para o aeroporto”, pontua.

Outra empresa de serviços aéreos no ramo de transporte de cargas e encomendas, Gollog, se instalará em Sinop. Ela possui mais de 100 unidades no Brasil e 20 anos de mercado. Com voo direto de Guarulhos a Sinop, a empresa de cargas iniciará suas operações no dia 06 de dezembro próximo. São mais de 3.500 ceps atendidos em todos os estados brasileiros.

A gestora da unidade, Fabrizzia Dumont Paranhos, destaca que a empresa contará com voo direto de Guarulhos ligando Sinop a todas as capitais e cidade do país. “Contamos com agilidade e segurança, levando mercadorias através do transporte aéreo para todo Brasil. Fazemos coletas e entregas retirando encomendas onde você estiver e entregando no porta do consumidor. Transportamos animais, restos mortais, documentos, objetos pessoais como roupas, livros. Equipamentos eletrônicos; peças; confecções; etc. São 7.000 toneladas transportadas por mês”, explica ela.

 

Fonte: Da Assessoria