Geral

02 de Agosto de 2019 às 17:14:36h

Mato Grosso fecha semestre com saldo positivo na geração de empregos

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Mato Grosso teve um saldo positivo entre admissões e demissões de empregos formais neste primeiro semestre. Foram 20.705 novas vagas. Somente em junho foram 7.367. Os dados abrangem diferentes setores da atividade econômica do Estado, com extrativa mineral, indústria de transformação, construção civil, comércio, serviços e agronegócio.

Neste semestre, os melhores saldos na evolução do emprego no estado foram registrados nos setores de: “Serviços”, com 37,02% (7.666 contratações), “Agronegócio”, com 24,86% (5.148 admissões), “Indústria da Transformação”, com 16,85% (3.489 admissões) e “Comércio”, com 13,73% (2.842 vagas).

No setor de serviços, os dados mostram que os serviços médicos, odontológicos e veterinários foram o que mais contrataram no período, em seguida, com uma diferença mínima, os Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação. Em relação ao setor de indústria da transformação, a Indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários e perfumaria tiveram o melhor saldo.

No país, o saldo do mês de junho foi de 48.4 mil vagas. Destacamos que é o melhor resultado desde o mesmo período de 2013, que registrou a abertura de 123.8 mil postos de trabalho. O desemprego no país atingiu o menor nível em comparação com os últimos 3 trimestres, segundo dados do IBGE – PNAD Contínua. Os dados refletem uma melhora na confiança de setores chaves da economia como a indústria na região sul e sudeste, e o agronegócio na região do centro-oeste.

Fonte: Da Assessoria