Geral

11 de Janeiro de 2019 às 08:23:17h

Por falta de médicos em duas UBS de Sinop atendimento é prejudicado

Moradores do Jardim América e Jardim São Francisco entraram em contato com a redação do site Visão Notícias para denunciar a falta de equipe médica nas duas unidades. A informação é que desde dezembro as UBS's estão sem os profissionais para atendimento.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim América, segundo uma fonte, apenas uma agente de saúde está no local orientando os pacientes que procurem outros postos. Os pacientes eram deslocados para as unidades próximas como Sebastião de Matos, Sabrina e Alto da Glória, onde as equipes  trabalham normalmente.

A nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Sinop que enviou uma nota confirmando a falta de médicos em algumas unidades. O documento explica as ações que serão tomadas para que seja solucionado o quanto antes e escalando equipes extra para atender a população da região.


NOTA À IMPRENSA

UBS Menino Jesus


A Secretaria Municipal de Saúde informa que:
- Desconhece a informação de falta de médicos na unidade UBS Menino Jesus. Duas equipes completas com médicos, enfermeiros, técnicos mais agentes comunitários de saúde atuam no local. Nos períodos da manhã e tarde o local opera como uma Unidade Básica de Saúde. À noite, uma mini Upa.
- Até o momento, o quadro de profissionais segue completo. Outrossim, a SMS ainda não recebeu nenhuma solicitação de remanejamento de servidores para o local.

UBS São Francisco e UBS América
- Em virtude de férias, exoneração de alguns servidores públicos, as UBS’s América e São Francisco estavam sem profissionais médicos e enfermeiros atuando até o momento. Para suprir a demanda espontânea nas localidades, a Secretaria de Saúde remanejou servidores para as unidades.
- Diante da redução no quadro de profissionais médicos, a partir da segunda-feira, 14, os atendimentos para a demanda espontânea ocorrerão de forma escalonada, duas vezes por semana. A Secretaria compreende o impacto da falta de profissionais, mas informa que está trabalhando para minimizar os prejuízos à comunidade. Em fevereiro, retornam integralmente os atendimentos durante a semana nos dois postos.


Cronograma de atendimentos médicos, a partir da próxima semana:

UBS América
Segunda-feira - manhã
Quinta-feira - tarde.


UBS São Francisco

Terça-feira : manhã
Sexta-feira : tarde.

Fonte: VisãoNotícias