Geral

16 de Maio de 2018 às 09:38:05h

SBT entra na justiça para obter o direito de entrevistar Lula na prisão

Um marco para a política nacional e até internacional aconteceu há pouco mais de um mês: a prisão do ex-presidente Lula por corrupção e lavagem de dinheiro. O fato mexeu com a imprensa internacional e despertou o interesse mundial.

O que tem despertado mais interesse da imprensa e de curiosos deste e de outros países são os fatos de Lula ter uma restrição diferenciada no recebimento de visitas, mesmo que no dia e hora liberados legalmente, bem como por ele ainda aparecer nas pesquisas politicas como o preferido do eleitorado brasileiro na disputa à presidência.

Esses fatos fizeram com que o SBT buscasse amparo na Justiça para conseguir ser a primeira emissora de televisão a entrevistar Lula de dentro da prisão.

O SBT [VIDEO] enviou uma petição para Carolina Moura Lebbos, juíza responsável pelo caso de Lula, na última quinta-feira, 10. A solicitação foi feita em conjunto com UOL e Folha de São Paulo, dois dos gigantes do jornalismo no Brasil.

A juíza ainda não apreciou o pedido e no mesmo consta o nome dos jornalistas responsáveis por entrar na prisão e fazer a sabatina com o ex-chefe de Estado, sendo eles: Carlos Nascimento do SBT, Diogo Pinheiro do UOL, e Fernando Canzán, da Folha.

Lula segue nas eleições 2018

Lula ainda não foi entrevistado desde a sua prisão e o seu partido disse que o manterá inscrito como o candidato da sigla à presidência do Brasil. A alternativa mais forte da esquerda, depois de Lula, é Ciro Gomes, sendo possível que parte significativa do eleitorado de Lula aposte no ex-ministro no caso de Lula não conseguir a liberdade pleiteada até as Eleições.

Marina também é lembrada pelo eleitorado e se torna uma peça fundamental nas eleições 2018. Na internet o candidato mais popular é Bolsonaro, entretanto, os demais possuem popularidade dentro e fora das redes sociais [VIDEO] e possuem tradição política. Após a prisão Lula acabou elevando seu engajamento online. Seus perfis nas redes sociais são administrados por pessoas da sua equipe.

Caso a juíza negue o pedido, é provável que a defesa de Lula entre com algum pedido judicial, pois poderia ferir o direito à informação e liberdade de imprensa, bem como Lula também tem sido proibido de receber a visita de amigos.

A ex-presidente Dilma mesmo foi barrada na porta do presídio no dia de visitas e não houve nenhuma explicação para o fato. Legalmente o preso tem o direito de receber visitas, mesmo que não seja de familiares, nos dias e horários determinados pela unidade prisional.

Lula reclama da programação da TV aberta

Segundo a jornalista Monica Bergamo, Lula estaria reclamando dos programas exibidos pela TV aberta. Na prisão ele tem direito a televisão em sua cela, que se trata de um quarto individual fechado. Segundo Bergamo, ele não estaria gostando do teor dos telejornais, nem dos programas de igrejas protestantes exibidos na Record, Rede TV, Gazeta e Band.

Fonte: Blasting news