Geral

06 de Dezembro de 2017 às 11:16:29h

DEZEMBRO LARANJA Dermatologistas atendem 400 pessoas em campanha de combate ao câncer de pele

Especialistas diagnosticaram 45 casos de câncer de pele e 5 suspeitas de melanoma

Às 7h da manhã de sábado (02) já havia fila para retirar senhas para atendimento dermatológico, que iniciava às 9h na Universidade Federal de Mato Grosso Campus de Sinop (UFMT). A ação, em alusão a campanha Dezembro Laranja, movimentou sete dermatologistas e 20 acadêmicos, atraindo mais de 400 pessoas com suspeita de câncer de pele.

"A campanha foi um sucesso. Diagnosticamos 45 casos suspeitos de câncer de pele e 60 lesões pré cancerosas, além de 5 casos suspeitos de melanoma, tipo mais temido da doença", conta o dermatologista e coordenador da Campanha em Sinop, Carlos Alberto Bruno.

Divididos em salas, os especialistas atenderam gratuitamente e sem pausa para almoço até às 15h. Antes de passar pela consulta, era obrigatório assistir a uma palestra sobre cuidados ideais para a pele.

"O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano. O Dezembro Laranja é uma forma de chamar a atenção para o problema e conscientizar a população sobre os cuidados necessários", explica Carlos Alberto.

Com o diagnóstico em mãos, os pacientes foram encaminhados diretamente para o Sistema Único de Saúde (SUS) para biópsia e tratamento adequado.

"Consultar com um especialista na rede pública nem sempre é fácil, as filas de espera são longas, e no sistema privado pode custar mais do que as pessoas podem pagar. A campanha oferece um atendimento de qualidade e ágil, possibilitando tratamento para todos", conta a dermatologista voluntária da campanha, Maria Cecília Bruno.

Dezembro Laranja

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado "Dezembro Laranja". Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização, este ano o tema é "Se exponha mas não se queime".

Fonte: Da Assessoria