Esportes

18 de Junho de 2017 às 10:05:12h

Análise: Nenê passa no primeiro teste, e clássico será termômetro importante

Camisa 10 tem boa atuação, desempenha bem suas obrigações táticas no novo posicionamento e decide em jogada individual. Duelo com Bota deve exigir mais e ser um parâmetro melhor

A vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Avaí, sábado, em São Januário, marcou a escalação pela primeira vez de Nenê em um posicionamento mais aberto pela esquerda, um pouco diferente do que o camisa 10 estava acostumado. Antes ser barrado, ele atuava mais centralizado. No primeiro teste, o meia foi aprovado. Ainda falta, no entanto, um jogo com exigência mais forte para Milton Mendes poder comemorar de vez ter achado um lugar para o veterano.

Contra o Avaí, apesar de ter tido um pouco de dificuldades para acompanhar até a defesa na marcação sem dar espaço, Nenê fez o que dele se esperava com a bola no pé. E decidiu o jogo. O meia usou bem sua técnica refinada para segurar a bola na frente e trocar passes. Em um lance individual, driblou seu marcador, avançou pela linha de fundo e deu na medida para Pikachu só desviar para dentro do gol, já na pequena área.

 
O gol de Vasco 1 x 0 Avaí pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro

O gol de Vasco 1 x 0 Avaí pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro

Na comemoração, Nenê foi muito festejado pelos companheiros e, principalmente, por Milton Mendes, que lhe deu um longo abraço.

- No futebol moderno, não dá para um defender e os outros não. Todos estavam trabalhando, até o Luis Fabiano. O Nenê retornou ao time porque entendeu isso. Está sendo um craque disciplinado taticamente, muito mais valorizado. Muito feliz com ele e com Pikachu - disse o treinador.

 

NENÊ CONTRA O AVAÍ

Finalizações 1
Passes certos 18
Passes errados 6
Passe decisivo 1
Bolas levantadas 10
Faltas cometidas 2
Faltas recebidas 4
Roubadas de bola 3
Jogadas pela lateral 2
Linha de fundo 2

Nenê conseguiu três roubadas de bola e fez dez cruzamentos na área, dois deles em jogadas pela linha de fundo. O camisa 10 parecia estar obstinado a provar que também pode ser um jogador obediente taticamente. Na próxima quarta-feira, o Vasco enfrenta o Botafogo no estádio Nilton Santos. Será um termômetro melhor para avaliar Nenê no novo posicionamento. Apesar de possivelmente ter mais trabalho defensivo, a tendência é de que tenha mais espaço para avançar. E assim ele costuma ser decisivo para a equipe.

Como Milton Mendes ficou bastante satisfeito com o desempenho coletivo do time, é provável que repita a escalação para encarar o Bota, se Jean se recuperar da pancada que levou na coxa.

Com a vitória, o Vasco chegou a 12 pontos e está na provisória sexta posição do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Ge