Esportes

27 de Dezembro de 2016 às 00:01:19h

Campeonato Mato-Grossense 2017 tem vagas e dinheiro em jogo

 O Campeonato Mato-Grossense pode até estar desvalorizado para os torcedores que não costumam ir aos estádios, mas para os clubes ele é valioso tanto dentro quanto fora de campo. O campeão estadual garante calendário para o ano seguinte, além de ter a certeza que a conta bancária receberá um bom montante. Quem levantar a taça terá presença na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro (2018) - este último exceto Luverdense e Cuiabá que já tem vaga nas séries B e C do Brasileiro.

Clubes menores como Operário FC e Araguaia adotam esse discurso para convencer os jogadores a assinarem. Considerado um estado ainda periférico no cenário nacional, Mato Grosso pode hoje se orgulhar de ter equipes em três divisões do Brasileiro e três vagas na Copa do Brasil.

A premiação em dinheiro ainda não existe no futebol estadual, mas conquistar o Mato-Grossense 2017 pode significar até R$ 600 mil em caixa. A Copa do Brasil 2018 deve pagar esse montante para os times que disputarem a primeira fase. Com a mudança anunciada pela CBF, o torneio passou a ser o mais vantajoso do futebol nacional. E isso vai refletir diretamente nos estados brasileiros que terão times com mais dinheiro para montar bons elencos. Hoje, a taxa recebida pelos mato-grossenses é de quase R$ 230 mil na primeira fase da Copa do Brasil.

Por meio de rede social, o presidente do Operário FC, Sebastião Viana, convoca os atletas e coloca como chamariz o vasto calendário que o time campeão irá assegurar para a próxima temporada. Ter esse planejamento garantido ajuda os times semi-amadores que disputam a competição.

Os 10 times do Campeonato Mato-Grossense estão divididos em duas chaves com cinco cada. Os dois melhores avançam à semifinal. Apenas o último colocado de cada chave será rebaixado. O grupo A tem Luverdense, Sinop, Operário VG, Mixto e Cacerense. No B, Cuiabá, Dom Bosco, União, Araguaia e Operário FC.

A primeira rodada do Mato-grossense 2017 será disputada no dia 29 de janeiro com: Operário VG x Mixto e Dom Bosco x Cuiabá, na Arena Pantanal, em Cuiabá; Araguaia x Operário F C, no Zeca Costa, em Barra do Garças; e a reedição da última final com o confronto entre Sinop x Luverdense, no Gigante do Norte, em Sinop.

Fonte: Robson Boamorte/Cuiabá, MT