Educação

20 de Março de 2012 às 00:02:00h

Sinop: com cartazes e nariz de palhaço,acadêmico lotam plenário da Camara

Acadêmicos da Unemat compareceram à sessão da Câmara, na noite desta segunda-feira (19), onde solicitaram do legislativo Sinopense, apoio para que possam ir até a  capital do estado cobrar do  Governador  Sival Barbosa, soluções imediatas para  campus de Sinop.

 

Com cartazes, faixas e nariz de palhaço, eles reivindicaram dos vereadores ônibus para que os acadêmicos possam ir até a Capital do Estado, e pessoalmente possam fazer suas reivindicações junto ao governo,e que de imediato, alguns vereadores se prontificaram em acompanha-los.

 

Antes de irem à sessão, uma mobilização foi feita nas avenidas Figueiras e Ingás. Na última sexta-feira (16), os acadêmicos realizaram uma passeata na avenida Julio Campos no centro da cidade, na oportunidade eles levaram  cartazes, tampas de panelas, onde fizeram muito barulho, com objtivo de chamar  a atenção de nossas autoridades, em prol de melhorias para a instituição.

 

Ao usar a tribuna, o coordenador da Unemat-campus  Sinop-, Rodrigo Zanini, disse que, desde 2005 estão no aguardo de Concurso público para o curso de Engenharia, segundo ele, das opções de cursos, este é o que mais possui carência de doutores na área. ‘Mesmo com dificuldades, estamos formando profissionais que contribuem para o desenvolvimento do município e alguns estão já em fase de mestrado. É importante discussões que sejam viáveis na busca de melhorias internas. Já formamos 3 turmas, mesmo com as dificuldades, porém, o objetivo é que as novas turmas tenham o respaldo necessário e merecido’, frisou.


 
Juliano que também é acadêmico,  fez o uso da tribuna para manifestar sua indignação com a forma que certas prioridades estão sendo tratadas no Estado, entre elas, saúde e educação. ‘Precisamos de apoio para ir até a Assembléia Legislativa, pois nossas solicitações tem que chegar até o Governador, uma vez que ele é quem tem competência para tomar as devidas providências’, disse. Além disso, Juliano pediu apoio à casa Legislativa para que cobrem do Executivo a construção de um Centro Educacional, para que funcione a Escola Municipal e esta seja desmembrada do prédio da Unemat.

 

A presidente do DCE, Mayara, aproveitou o momento em que fazia uso da  tribuna, para mostrar aos legisladores do município, a vergonha em se que encontra o local de ensino, onde são formados vários profissionais que contribuem  com o crescimento do município, ela afirmou que os acadêmicos se preocupam com uma educação de qualidade. ‘Todos lutam para uma Unemat melhor’, esclareceu.

 

Nas fotos exibidas durante seu discurso, os presentes puderam ver as precariedades em que se encontra a estrutura do prédio. Faltam cadeiras, os vidros estão depredados, portas quebradas, banheiros estão danificados e sem condições mínimas de higiene, há lixos entulhados, os ar condicionados estão enferrujados e não funcionam.

 

também na sua fala, Mayara, ressaltou os alunos bolsistas que entraram para o 8º mês, e ainda não resceberam, e por este motivo convidou a todos, se  caso a situação não for resolvida, os mesmos entrem co uma Ação junto ao Ministério Público para garantir esse recebimento.

 

Ao finalizar a fala da Presidente do DCE, pediu para que os acadêmicos se juntassem a ela mostrassem aos vereadores o que eles querem dizer ao Governador: ‘Governador não é legal, tirar da educação pra copa do Pantanal’.

 

Os acadêmico também contaram com o apoio de entidades como Sintep, MST (assentamento 12 de Outubro) e Secitec .

Autor: Da redação do emnoticias