Economia

19 de Março de 2012 às 00:18:53h

Mato Grosso deve ter safra recorde de milho, aponta Imea

A safra de milho em Mato Grosso deverá chegar a 11 milhões de toneladas - a maior da história – e o Estado baterá mais um recorde na agricultura, de acordo com estimativa do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). O último relatório, finalizado em fevereiro, mostrou que a área plantada com o cereal atingiu 2,42 milhões de hectares (ha), 38,4% superior à da safra 2010/11.


A região Médio-Norte é a que se destaca no Estado na produção do grão e Sorriso continua sendo o maior produtor, com 380 mil hectares plantados. No entanto, segundo o produtor rural Márcio Giroletti, ainda é cedo para comemorar. “Aguardamos as chuvas para verificar como as plantas vão florescer. Mas os preços estão bons e estáveis”, comentou.


Conforme o Imea, o mercado se mantém elevado, entre outros fatores, pela quebra da safra do Sul do país. Este fato animou os produtores a aumentar a área planta de milho 2ª safra para suprir a possível ausência do cereal sulista. A antecipação da safra de soja também foi um fator positivo que possibilitou grande parte do plantio dentro do período propício à 2ª safra (até o começo de março). 


O Imea estima que a produtividade média deve se manter em 4.449 kg/ha (74,1 sacas/ha). As informações são da Aprosoja.

Fonte: OD

Autor: De Sinop - Alexandre Alves