Cultura

15 de Julho de 2017 às 09:30:10h

Artistas regionais marcam presença no 32º Festival de Inverno de Chapada

A noite de sexta-feira (14) foi de festa para Chapada dos Guimarães (67 Km ao norte de Cuiabá). A prefeita Thelma de Oliveira (PSDB), o presidente do Grupo Gazeta, João Dorileo Leal, e o vice-presidente Comercial do Grupo, Carlos Eduardo Dorileo Carvalho, lançaram a programação oficial do 32º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães 2017.

João Vieira

A prefeita explicou que a expectativa é que 40 mil pessoas subam para Chapada durante os 10 dias de festival. Afirma que a cidade está se preparando para receber todos muito bem. “Estamos nos preparando com a infraestrutura, paisagismo, tapa buracos enfim estamos enfeitando Chapada para quem mora aqui e para quem vem curtir o show”, comenta Thelma. “Vamos inaugurar a segunda Estação de Tratamento, ETA, de Chapada e resolver definitivamente essa questão”, adiantou.

O presidente do Grupo Gazeta destacou que nos mais de 20 anos que a empresa organiza o festival, a maior preocupação foi com a manutenção da tranquilidade para que a poulução da Baixada Cuiabana e de Mato grosso se dirigisse a Chapada em paz. "Os shows são um complemento, significa o entretenimento. O mais importante é vir e voltar com segurança", define. "Chapada tem uma história com o Grupo Gazeta e nós com Chapada. Já trouxemos ao palco do festival mais de 100 shows nacionais gratuitamente", lembrou Dorileo Leal.

De acordo com Carlos Dorileo, a segurança para o público e a organização do evento são os pontos fortes. “Mantemos parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal para garantir um ambiente seguro para a família curtir o festival”, destaca.

O vice-presidente do grupo destaca que são dos shows ser de altíssima qualidade e A Gazeta faz questão de não cobrar ingresso dos participantes o que faz com que o dinheiro circule no comércio local. “Aquilo que seria usado para pagar o ingresso retorna para os comerciantes seja em um lanche, uma janta, bebida. Enfim a família consome no comércio local”.

João Vieira

O evento de lançamento foi realizado na Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município. O gestor da pasta, Jorge Defanti, destacou que a atual gestão está ofertando o melhor da cidade para os turistas e para os chapadenses. “Estamos embelezando a cidade apesar das dificuldades que a administração pública vem passando. Mas temos procurado dar o melhor do que temos, tanto para quem vem visitar Chapada quanto para quem é daqui. A programação local temos nossos artistas, aqueles que vivem aque e poderão ser vistos no evento”, avaliou.

“Será um festival de primeira linha, já sentimos a repercussão com a divulgação das excelentes escolhas dos cantores da Música Popular Brasileira. Isso vai atrair um grande público para Chapada e dar um brilho enorme para este festival que tem uma grande tradição e história”, comemora o secretário.

João Vieira

Além das atrações nacionais Margareth Menezes, Milton Nascimento, Roberta Miranda, Matogrosso e Mathias e Caetano Veloso, já divulgadas pelos parceiros, foi apresentada a programação dos shows regional, oficinas, teatro e exposições, jogos de inverno, a marcha para Jesus além de um dia especial do aniversário da cidade, comemorado no dia 30 de julho.

“O festival se consolida como um dos maiores eventos do estado de Mato Grosso. Serão 10 dias de evento, 6 atrações nacionais e várias regionais. As pousadas e hotéis já estão ficando sem vagas. A mídia e as autoridades acompanham e mostram o melhor de Chapada e do seu entorno. Nosso grande desafio é entregar o melhor festival que já ocorreu nessas 31 edições”, aponta Carlos Dorileo.

Com o slogam “Chapada espera você no melhor dos festivais”, o evento começa no dia 28 de julho, uma sexta-feira. Antes da diva do samba-reggae Margareth Menezes mostrar todo seu swing, sobe ao palco principal da Praça do Festival o cacerense Henrique Maluf com todo o seu talento para a black music. A noite ainda será animada pelo grupo genuinamente cuiabano que toca grandes sucessos da MPB e do samba, Trio Brasilis.

No sábado (29), a responsabilidade de abrir o palco para o grande cantor e compositor Milton Nascimento, será das cantoras Cris Gomes e Ana Rafaela. Depois do show nacional o fechamento fica por conta de um dos artistas mais emblemáticos da nova geração da música mato-grossense, Rogê Além.

João Vieira

Na sexta-feira (4 de agosto) a “sextaneja” começará com a dupla sertaneja mato-grossense Denner e Douglas, que terá com a missão de segurar a ansiedade dos fãs da rainha Roberta Miranda e da dupla nacional Matogrosso e Mathias, que virão logo a seguir.

Sábado (5) a noite começa dedicada aos roqueiros de plantão. As bandas Heróis de Brinquedo e MP Rock serão as primeiras a se apresentarem. Após a apresentação regional o público de Chapada poderá curtir o rock progressivo da Banda Dônica. Em seguida, será a vez de ninguém mais ninguém menos do que Caetano Veloso deixar sua marca em mais um festival, desta vez de inverno. Os meninos banda Whiskei On The Rocks. O domingo (6) será dedicado ao louvor a Deus com o grupo gospel Louvor Aliança.

“Achei que a programação ficou maravilhosa”, elogiou a prefeita de Chapada. “Havia reinvindicação antiga da população de que deveria dar espaço aos shows regionais e locais e o Grupo Gazeta foi receptivo a essa nova modelagem”, observa Thelma. 

João Vieira

VSB Especial  

No dia 31 de julho, Chapada comemora 63 anos de emancipação política e o grupo Gazeta promove o projeto Viva Seu Bairro (VSB) especialmente para atender os chapadenses.

Dorileo Leal lembrou que pelo segundo ano o Grupo Gazeta realiza o VSB em Chapada dos Guimarães. "É um presente para Chapada e um motivo de alegria para nós. Desta forma Chapada conhece o sucesso que é o VSB em Cuiabá". 

“A festa será no São Sebastião, um bairro bastante populoso de cidade. Vamos trazer toda a estrutura do projeto realizado na Capital pra Chapada. Esta cidade querida merece”, completa Carlos Dorileo.

O projeto começa às 16 horas no Estádio Apolônio Bouret de Melo com as ações sociais e segue até as 22h com as atrações culturais. Já marcaram presença no palco do VSB especial aniversário de chapada: Ricco e Leo, Ouro Preto e Boiadeiro, Dé Rico, o doutor do rasqueado João Eloy, Roberto Lucialdo e os lambadeiros do Scort Som.

Fonte: GazetaDigital